Ipiranga Primeira Cidade do Brasil 100% Coberta com Tecnologia de redes Elétricas Inteligentes

Publicado em: 13/03/2018 08:44 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal | Autor: Christiano Mulinari

Segunda-feira (19) o município de Ipiranga será a primeira cidade brasileira a ter cobertura 100% inteligente. Segundo a empresa, essa tecnologia é um dos primeiros passos para o futuro da rede elétrica e um salto importante para a transformação das cidades inteligentes.

O evento acontecerá na rua Maximiliano Gomes da Silveira, n.100, a partir das 14h30. As principais vantagens do sistema implementado em Ipiranga são a medição automática e remota do consumo, o que dispensa a atual leitura manual feita por funcionários da Copel, e o envio automático de alertas quando houver quedas de energia. O cliente não precisará mais interagir com a empresa por falta de energia. Quando a energia acaba, ele [o medidor inteligente] informa a Copel o que está acontecendo, resultando em um atendimento mais rápido.

A mudança de medidores em Ipiranga começa em março e levará sete meses para ser concluída – a atividade não terá custo para os clientes. Serão agendadas visitas nas unidades consumidoras de funcionários da Landis+Gyr, empresa suíça referência nessa tecnologia que ganhou a licitação para o projeto, a fim de realizarem a troca dos medidores. O modelo a ser instalado é o E450.Essa tecnologia já é usada em países como Canadá, Estados Unidos e Japão.

No futuro, os dados gerados pelos medidores abastecerão outros sistemas e serviços, que proporcionarão o “learning day by day”, ou seja, o fornecimento constante e em tempo real do consumo da unidade, acessíveis pelos clientes. Com esses dados, eles poderão entender melhor como gastam energia e detectar pontos de otimização, gerando economia na conta de luz.