15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

 

Publicado em: 12/06/2019 17:37 | Fonte/Agência: Cassiane Silva

Whatsapp

 

Hoje 12/06 o CRAS saiu as ruas para panfletar e falar sobre a conscientização da violência contra o idoso.

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

“A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos”

As principais manifestações de violência contra a pessoa idosa são:
– Físicas: é a forma mais visível de violência, que caracteriza-se pelas agressões e maus tratos físicos, como tapas, empurrões e qualquer ato que cause lesão corporal ao idoso.
– Econômico-financeira e do patrimônio: o uso indevido por meio de terceiros de suas aposentadorias para outros fins e de seus bens e aproveitar da facilidade de acesso para se apropriar ou desviar os bens ou rendimentos do idoso.
– Negligência: omissão ao idoso dos cuidados básicos para a manutenção e qualidade de vida, tais como privação de medicamentos, de cuidados com a higiene, alimentação, condições climáticas e toda forma de abandono.
– Psicológica: atitudes de terceiros que causam humilhação, menosprezo, discriminação ao idoso, desencadeando a estes, situações de tristeza e depressão.

É dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, prioritariamente, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, como assim dispõe o artigo 3º do Estatuto do Idoso.