PROJETO ACOLHIMENTO EMOCIONAL À COMUNIDADE ESCOLAR

 

Publicado em: 27/06/2021 11:23 | Fonte/Agência: Secretaria de Educação

Whatsapp

 

PROJETO ACOLHIMENTO EMOCIONAL À COMUNIDADE ESCOLAR

O contexto de distanciamento social, provocado pela pandemia do Covid-19 provocou na grande maioria das pessoas uma ruptura de seus planos, de mobilidade, em muitos casos de privação inclusive a recursos materiais. Essa restrição afetou as pessoas em maior ou menor medida a depender do contexto, principalmente as crianças e adolescentes, que tiveram suas relações de amizade afetadas, tão importantes para a construção de suas personalidades.

Reconhecer isso é traçar ações direcionadas ao bem-estar físico e emocional e que isso não pode ser abafado pelo cumprimento dos conteúdos escolares, pelo contrário, a pandemia e o que ela tem provocado devem fazer parte dos conteúdos escolares.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Ipiranga através da Secretaria Municipal de Educação contratou um psicólogo para atender e ajudar o retorno às aulas presenciais apoiando e desenvolvendo o “Projeto Acolhimento Emocional à Comunidade Escolar”. Esse profissional está voltado a identificar e orientar familiares e educadores em como lidar com determinados desafios e comportamentos causados por dificuldades emocionais e/ou sociais no contexto escolar em parceria CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Organizações parceiras. Por este motivo, sabe-se que a psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.