NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Publicado em: 26/11/2021 14:28 | Fonte/Agência: Secretaria de Saúde

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

As vacinas aplicadas no Município de Ipiranga não se trataram de vacinas vencidas, e sim de vacinas cujo tempo de descongelamento expirou, apenas podendo reduzir sua eficácia. Isso não implica em nenhum dano à saúde dos pacientes.

Cumpre esclarecer que a Terceira Regional de Saúde encaminhou esse lote sem informar a data de descongelamento, como fazia nas notas anteriores, o que acabou ocasionando a aplicação com tempo expirado.

A Secretaria de Saúde está entrando em contato com os pacientes vacinados, para a reaplicação dessas doses, conforme orientação da própria Regional de Saúde, a fim de garantir a maior eficácia possível na imunização desses pacientes.

Cumpre esclarecer ainda, que as vacinas, após o descongelamento, conservam a propriedade imunizante em seu máximo, até certo período de tempo. Após esse tempo, as propriedades imunizantes vão decrescendo lentamente e gradativamente. Isso significa que não há qualquer risco à saúde dos vacinados, mas apenas uma leve perda de eficácia. A fim de garantir a máxima eficácia, a Secretaria de Saúde do Município está entrando em contato com os vacinados, para a reaplicação da dose.

Att.

Secretaria Municipal de Saúde de Ipiranga