EDITAL N° 03, DE 2021 – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ASSISTENTE ALFABETIZADOR DO PROGRAMA FEDERAL TEMPO DE APREN

22/10/2021 11:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Ipiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) abre inscrições a partir de quarta-feira (27), para a escolha de Assistentes de Alfabetização que atuarão como voluntários conforme Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.

Os voluntários irão atuar no Programa Federal Tempo de Aprender, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que visa garantir apoio técnico às turmas de alfabetização, garantindo a presença do assistente nas turmas de 1° e 2° anos. O período de inscrição vai até o dia 05 de novembro (sexta-feira).

Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, imprimindo a ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura Municipal de Ipiranga/PR. Para participar, os candidatos devem ter Graduação em Pedagogia, Letras ou Normal Superior ou formação em Magistério (Formação de Docentes) completo ou estar cursando Pedagogia ou Letras ou ainda, experiência comprovada de atuação em Projetos/Programas de Alfabetização e assistentes educacionais nas Unidades Escolares Municipais, além de ter conhecimento do Edital 03/2021 Processo Seletivo de Assistentes de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender disponibilizado em Diário Oficial.

A estimativa da Prefeitura é de que 07 escolas de ensino fundamental possam receber esses voluntários. Os candidatos serão escolhidos pela Equipe Técnica da Secretaria de Educação e Cultura e Coordenação Local do Programa Tempo de Aprender por meio das etapas constantes no Edital 03/2021.

No Programa, os assistentes de alfabetização selecionados receberão ajuda de custo mensal de R$ 150,00, por turma atendida. O valor visa auxiliar em despesas com transporte e alimentação. A carga horária pode chegar até 20 horas semanais.

A Secretária de Educação, Silvana Carneiro Gottems, explica que para desenvolver o Tempo de Aprender na rede municipal, as Unidades Escolares, receberão recursos do Governo Federal por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – irá fazer a transferência ao Município, dos recursos destinados à ajuda de custo dos assistentes e auxilio a aquisição de materiais didáticos para a efetividade do programa, desde modo almejamos a condução do Programa plenamente, em nossa rede municipal”.

Interessados em participar do Processo Seletivo na vaga de Assistente de Alfabetização Voluntário, acesse o endereço:

Acompanhe todas as notícias e informações pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura no site: http://www.ipiranga.pr.gov.br

Download Edital

Download Ficha de Inscrição